Av. Republica, 548 - Centro, Marilia-SP, 17509-054 (14) 3454-4060 / 3432-4851 (14) 99703-7788 assistec@assistecmarilia.com.br
Assistec Informática
Assistec Informática
Sua internet cai toda hora? Veja o que fazer para resolver o problema
Sua internet cai toda hora? Veja o que fazer para resolver o problema

Pesadelo dos tempos modernos, ficar sem internet pode deixar muita gente bastante irritada. Principalmente pelo fato de que o serviço de atendimento ao consumidor das operadoras de banda larga no Brasil ainda deixa bastante a desejar. Por sorte, alguns problemas podem ser resolvidos sem precisar ficar pendurado no telefone esperando ser atendido.

Reinicie

Sim, essa é a dica mais básica de todas, mas também é uma das mais eficazes para resolver o problema. A dica é desligar o modem, esperar alguns minutos, e ligar novamente.

 

Problema no Wi-Fi
 

Como já é sabido, a conexão sem fio não é tão rápida e nem tão estável como a conexão usando o cabo LAN. Use um cabo deste tipo e verifique se a internet volta a funcionar de forma eficaz. Caso seja esse o problema, invista em um roteador melhor se quiser conectar-se por Wi-Fi. Veja 5 sinais de que é hora de trocar seu roteador.

 

Reprodução

Qualidade dos cabos

 

Se houver qualquer problema nos cabos que são conectados ao roteador, você poderá ficar sem internet ou com a conexão bastante prejudicada. Se houver oscilações de energia isso também pode ocorrer, já que o modem poderá ser desligado por apenas um segundo, o que já poderá deixar o usuário sem internet.  

 

Troque o canal da rede Wi-Fi
 

Esse passo também pode resolver problemas envolvendo conexões lentas, mas é um pouco mais difícil de ser executado. Você precisará configurar novamente seu roteador pelo endereço padrão dele (que geralmente é 192.168.1.1). Lá, procure por Configurações (ou Settings) WLAN (ou Wireless) e altere o channel. Se quiser tentar, baixe o software inSSider, ou algum semelhante, para descobrir qual canal tendo o melhor desempenho.

 

Proteja sua conexão com senha
 

Se você usa Wi-Fi e ele não possui senha, pode ser que o problema seja o grande número de dispositivos conectados a sua rede. Imagine uma conexão de 5 Mbps com vários smartphones, televisores e computadores conectados. Todos de seus vizinhos. Não parece algo muito promissor, não é?

 

Programas, firewall e vírus
 

Se a internet está instável somente no seu computador, pode ser que ele possua algum programa ou malware que esteja afetando a internet. Teste em outros dispositivos como smartphones e tablets e veja se a conexão está ok. Verifique também se as configurações de firewall estão afetando a máquina.

 

Assistência especializada


Se nada disso deu certo, aí não tem muito o que fazer e você terá que pedir ajuda para a sua operadora de internet. Pode ser que o problema esteja afetando a sua região (nesse caso, checar com os vizinhos também pode ajudar). A sua linha telefônica também pode estar sofrendo alguma interferência ou outro problema técnico. Mas, calma. Não precisa dar uma de Liam Neeson no telefone.

Voltar